8 de maio de 2014 | Posted in Gestão Legal | By

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Se antigamente o advogado atuava apenas como um representante legal ou um consultor de temas jurídicos para seus clientes, hoje é importante que ele atue como um parceiro de negócios – principalmente quando presta serviços para empresas. Esta ampliação na atuação do advogado trouxe às bancas a necessidade de lançar mão de técnicas de gestão para conquistar e manter sua clientela e, consequentemente, ter mais lucratividade e solidez.

Entre estas práticas da administração, a gestão de pessoas é de grande importância. Isso porque toda organização é feita de pessoas e depende delas para atingir seus objetivos e gerar resultados. Os profissionais são o principal ativo do escritório, pois são eles que assumem os projetos, atendem os clientes e criam as teses de defesa.

Logo, para que seu escritório cresça e aumente sua rentabilidade, você deve investir no desenvolvimento da sua equipe de forma multidisciplinar.

Saiba mais sobre a importância de uma gestão de pessoas eficaz para seu escritório e confira algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa!

 

Construção da cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores e práticas que regem uma organização. Ao contar com uma cultura forte, seu escritório vai atrair novos talentos e reter os profissionais da sua equipe – a construção desta cultura, inclusive, deve ser uma das principais ações da gestão dos seus recursos humanos.

Para isso, o primeiro passo é determinar quais são a missão, a visão e os valores da sua sociedade, pois estes conceitos vão influenciar todos os processos estabelecidos no escritório, antecipar problemas, alinhar insights, minimizar conflitos e gerar a vontade de todos de trabalhar em conjunto para alcançar o sucesso pessoal e da empresa.

Ao planejar e instituir a cultura da sua organização, é preciso responder a perguntas simples como “quem somos?”, “o que queremos construir?” e “como queremos construir?”. Dessa forma, além de identificar os caminhos que o escritório deve percorrer para atingir seus objetivos, você, enquanto gestor, também definirá uma cultura que valorize seus colaboradores e que amplie suas habilidades em prol da empresa.

Para que todas as pessoas que fazem parte do escritório – sócios, advogados, secretárias, estagiários, profissionais administrativos e até o pessoal da limpeza – entendam o que ele representa e qual é sua cultura, vale a pena instituir um programa de indução e treinamento com seus colaboradores.

 

Identificação e desenvolvimento das habilidades da equipe

Além das competências técnicas, que são basicamente o conhecimento jurídico adquirido com a capacitação e a prática profissional, cada membro da banca possui competências comportamentais ligadas à sua inteligência emocional, como empreendedorismo, relacionamento interpessoal, persuasão, comunicação, empatia, espírito inovador, dentre outras.

Ao identificar quais capacidades emocionais sua equipe possui, é possível aumentar o desempenho do trabalho do escritório, uma vez que todos conseguirão encarar e superar os desafios que surgirem com uma atitude positiva, sem resistências e outras limitações comportamentais.

As melhores formas de identificar e desenvolver cada vez mais estas habilidades emocionais são realizar avaliações de desempenho (para que o gestor conheça a vida dos profissionais), dar retorno destas avaliações, oferecer aos colaboradores palestras com sócios e advogados de outras áreas ou especialidades e instituir programas de capacitação e desenvolvimento periodicamente.

 

Benefícios que vão além de uma boa remuneração

Oferecer um bom salário não é, por si só, o melhor incentivo aos seus colaboradores. Afinal, este pagamento é o retorno que cada funcionário recebe por desempenhar seu trabalho. Para reconhecer feitos e resultados dos profissionais que vão além do esperado, é preciso proporcionar outros benefícios.

Uma boa estratégia é adotar uma política de benefícios para atender as expectativas da sua equipe, oferecendo assistência médica e dentária, estacionamento gratuito, vale combustível, período de licença-paternidade e licença-maternidade maior do que determina a legislação, participação nos lucros e resultados e orientação profissional. Esta medida também vai incentivar os profissionais a desenvolverem suas competências jurídicas e não jurídicas.

Instituir um plano de carreira, para dar uma perspectiva de crescimento aos funcionários, também é fundamental. Defina regras claras e estabeleça os níveis profissionais do seu escritório, além dos deveres, responsabilidades e funções de cada cargo e das formas de contratação e critérios de avaliação de desempenho.

Para atender as necessidades dos seus clientes, contar com uma equipe afinada é essencial –  e isso só é possível com uma gestão de pessoas voltada para o desenvolvimento de talentos e a retenção de profissionais de alto nível. Comece agora mesmo a aplicar estas técnicas para extrair o máximo da sua equipe e alcançar o sucesso da sua banca!

E você, já sabia da grande importância de uma boa gestão de pessoas para seu escritório de advocacia? Em quais ações já apostou para melhorar o setor? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

 

tatiTathiana Del Aguila
Especialista em Administração Legal. Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, Pós-graduada em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília UNB. MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ.

 

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