25 de abril de 2014 | Posted in Gestão Legal | By Tathi
A administração financeira é uma das primeiras funções da administração legal com que o advogado se depara dentro de seu escritório, quando inicia suas atividades profissionais.
Pagar contas, efetuar cobranças, separar recibos para a contabilidade, registar todas essas operações… Sem perceber ele se vê obrigado a acompanhar e executar uma série de ações “administrativas” que, conforme o escritório vai crescendo, vão tomando proporções que lhe furtam tempo, o qual poderia ser mais bem aproveitado na prática da advocacia.
Controle financeiro exige procedimentos e rotinas que, desde que sejam estabelecidos e exercidos desde o início, podem ser executados pelo próprio advogado. Desta forma, conforme o escritório vai crescendo, esses procedimentos e rotinas podem ser delegados, para a secretária, para um gestor, e, posteriormente, verificados pelos sócios.
Para tanto, fundamental que o advogado ao iniciar sua carreira busque no mercado um software jurídico de gestão para que possa já começar suas atividades alimentando o sistema com suas informações. Para os escritórios que ainda não trabalham assim, já passou da hora! Quanto mais tempo demorar na implantação de um software de gestão no escritório, maior será o trabalho, o tempo e, consequentemente, o custo para sua posterior implantação.
Cadernos, planilhas ou qualquer outro meio similar já não condizem com a realidade atual. Veja que gestão financeira implica em registrar TUDO, mesmo despesas de pequeno valor, como lanches de confraternização, despesas bancárias ou um almoço com um cliente. Nesse sentido, o advogado precisa ter um bom plano de contas, elaborado conforme a realidade do seu escritório, para que possa obter as informações que precisa.
Além disso, é muito importante que não haja confusão entre as despesas pessoais do advogado com as despesas do escritório e que as despesas relativas ao processo do cliente, como cópias, impressões, custas, etc., sejam corretamente controladas para o seu devido reembolso.
Desta forma, além de facilitar o seu trabalho, com procedimentos e rotinas definidas, possibilitando um crescimento ordenado e contínuo, a prática de uma gestão financeira adequada permitirá ao advogado a real avaliação do seu negócio, uma vez que, com base nessas informações, poderá gerar relatórios de resultados, faturamento, clientes – ativos, inativos, em prospecção, – áreas mais rentáveis, contratos, etc., com os quais poderá tomar decisões, fazer investimentos, fundos de reservas, enfim, efetivamente fazer uma programação financeira adequada e fundamental para o crescimento do escritório.
Tathiana Del Aguila
Especialista em Administração Legal. Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, Pós-graduada em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília UNB. MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ.
Leave a Reply
*
Be the first to comment.