10 de junho de 2014 | Posted in Gestão Legal | By Tathi
Gestão do fluxo de caixa: uma definição
Antes de começarmos a listar as dicas, é importante nos determos primeiro na conceituação. A partir daí, podemos dizer que fluxo de caixa é o relatório que indica todas as receitas, despesas e investimentos realizados em um determinado período. O objetivo principal da gestão do fluxo de caixa é prever a disponibilidade financeira do empreendimento, de forma que seja possível programar investimentos, gerenciar as contas do dia a dia e avaliar políticas de valores cobrados, dentre outras decisões gerenciais. Por trabalhar com dados reais e atualizados frequentemente, o fluxo de caixa demonstra de forma clara e transparente a real situação da empresa, o que facilita a tomada dessas decisões.
Mas como realizar uma boa gestão do fluxo de caixa? Seguem algumas dicas:
1. Faça um levantamento financeiro detalhado
Antes de começar, faça um levantamento detalhado de todas as despesas (diárias, mensais, anuais e sazonais), receitas e investimentos que o escritório possui. Não se esqueça das parcelas empenhadas em compras de equipamentos, impostos e outros gastos frequentemente negligenciados.
2. Faça um bom Plano de Contas
O seu Plano de Contas, e aqui não me refiro ao contábil, mas nada impede que seja próximo dele, será o mapa das suas receitas e despesas, um detalhamento elaborado dentro do seu software de gestão onde serão lançadas todas as suas entradas e saídas. Alguns softwares de gestão já vêm com algum modelo pronto, mas, evidentemente, esse Plano de Contas deve ser adaptado à realidade do seu escritório. A elaboração adequada desse plano de contas será fundamental para o resultado do relatório final do seu fluxo de caixa.
3. Mantenha um registro minucioso
É importante registrar diariamente as entradas e saídas nas suas contas registradas em seu software de gestão, por menores que sejam. Esse registro é fundamental para que a previsão de despesas para os próximos períodos seja realista. Mesmo a compra de uma única caneta para o escritório deve ser registrada: embora esse pareça um gasto insignificante em um primeiro momento, despesas pequenas como esta, unidas, podem representar um grande susto ao final do mês.
4. Antecipe-se aos imprevistos – faça fundos de reserva
Com a estimativa das despesas e das receitas em mãos, antecipe-se a imprevistos – como a perda de um cliente ou um problema de vazamento na cozinha do escritório – fazendo fundos de reserva. Estipule percentuais e defina metas de reserva para imprevistos, por exemplo, para investimentos, de segurança, etc.
5. Seja conservador com as estimativas
Principalmente na fase do detalhamento da movimentação financeira, ao prever receitas, seja conservador: é melhor ser surpreendido com uma receita maior do que a prevista – que permitirá o investimento das sobras e a poupança para imprevistos – do que descobrir que entraram menos recursos que o esperado.
Ainda tem alguma dúvida sobre a gestão de fluxo de caixa do seu escritório ou algo a acrescentar, deixe seu comentário!
Tathiana Del Aguila
Especialista em Administração Legal. Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, Pós-graduada em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília UNB. MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ.
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